Review of Shopgirl (2005) by Doug C — 08 Mar 2012
GAROTA DA VITRINE:
"Garota da Vitrine" possui uma história bastante simples, mas curiosa: uma balconista da Saks em Los Angeles, Mirabelle, conhece e se relaciona amorosamente com dois homens totalmente opostos: o artista extremamente desleixado Jeremy e o ricaço galanteador Roy. E então, com quem Mirabelle vai ficar? Bom, isso eu não posso contar, mas posso comentar o filme.
O aspecto mais interessante de "Garota da Vitrine" são exatamente os opostos explorados pelo roteiro. Desde as diferenças gritantes entre Jeremy e Roy atà (C) às suas respectivas primeiras-noites com Mirabelle, que tambà (C)m foram bem diferentes uma da outra, os opostos estão presentes em toda a trajetória da balconista. Seus encontros com Jeremy ocorrem em plena rua, afinal ele não tem dinheiro para gastar em local algum, já quando está com Roy, ela frequenta restaurantes chiques e come e bebe do bom e do melhor. O apartamento de Mirabelle à (C) pobre, mas arrumado, enquanto o de Jeremy à (C) pobre, mas bagunçado, e a casa de Roy à (C) arrumada como a casa de Mirabelle, mas extremamente luxuosa.
Outra grande qualidade de "Garota da Vitrine" são suas personagens e seus respectivos intà (C)rpretes. Claire Danes como Mirabelle à (C) incrivelmente simpática e entrega uma ótima performance. Jason Schwartzman como Jeremy e Steve Martin como Roy tambà (C)m estão bastante crÃveis e incorporam seus personagens. Por causa deste trio, podemos acreditar que tudo o que acontece ao longo do filme pode acontecer na vida de qualquer um.
Porà (C)m, o filme tem um grande defeito: o ritmo. A primeira meia hora do longa à (C) uma verdadeira comà (C)dia romântica, recheada de situações hilárias e divertidas (a cena em que Jeremy tenta convencer Mirabelle a usar um saco plástico como uma camisinha à (C) um exemplo disso). Entretanto, a partir do momento em que Roy surge no longa, Jeremy quase não aparece mais e "Garota da Vitrine" torna-se definitivamente um drama. O grande problema do filme à (C) exatamente esta transição brusca da comà (C)dia para o drama. O ideal seria o equilÃbrio entre o drama de Mirabelle e Roy e a comà (C)dia de Mirabelle e Jeremy, mas como o personagem de Schwartzman (quase) desaparece no meio do filme, o drama toma conta e nem parece que o filme começou como uma ótima comà (C)dia.
No fim, o longa dirigido por Anand Tucker e escrito por Steve Martin (baseado no livro "Shopgirl" de sua autoria) à (C) simplesmente um simpático drama com personagens igualmente simpáticos. Nada mais.
This review of Shopgirl (2005) was written by Doug C on 08 Mar 2012.
Shopgirl has generally received positive reviews.
Was this review helpful?
